Para as supersticiosas de plantão hoje é dia 29 e para dar sorte dizem que é bom comer nhoque.
Achei duas receitas de dar água na boca e quis dividir com vocês, o almoço já passou mas da tempo de fazer para o jantar.
Depois me contem se ficou bom!
Beijos
Nhoque ao molho funghi
Ingredientes
Para a massa do nhoque
200g de pão italiano dormido, sem casa
2 ovos
260 ml leite integral
60g de farinha de trigo
60g de queijo grana padano ralado fino
Sal a gosto
Quanto baste de azeite extra virgem
Para o molho
10g de funghi secchi
400g de cogumelos frescos variados (paris, portobello, shitake e/ou shimeji)
2 tomates pequenos
1 colher de sopa de azeite extra virgem
3 dentes de alho picados
300 ml de passata de tomate
300 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
Sal e pimenta a gosto
Queijo grana padano ralado para polvilhar
Modo de preparo
Nhoque
Pique o pão em cubos grandes e bata-os em um processador ou liquidificador até que fiquem bem finos. Adicione o ovo e o leite e bata até ficar homogêneo. Passe a mistura para uma tigela e misture a farinha de trigo, o grana padano e o sal. Coloque a mistura dentro de um saco de confeiteiro sem bico, feche e leve-a à geladeira.
Quando a mistura já estiver gelada, coloque-a uma panela de água ligeiramente salgada para ferver. Usando uma tesoura, ou a ponta de uma faca, vá espremendo a mistura pelo saco de confeiteiro e cortando os nhoques, com cerca de 2 cm, diretamente sobre a água fervente. Quando eles levantarem a superfície, recolha-os com uma escumadeira, regue com um pouco de azeite e deixe esfriar em uma travessa larga para que esfriem rápido.
Dicas: caso não tenha um saco de confeiteiro, pode-se usar um saco plástico resistente. Corte um furo com cerca de 2 cm em uma das pontas do saco.
Molho
Cubra os funghi secchi com água morna e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Fatie os cogumelos com cerca de 5mm de espessura. Se estiver usando shitakes e shimejis, retire seus talos e descarte-os. Os Paris e portobellos podem ser fatiados com os talos. Escorra em uma peneira os funghi secchi, reservando a água. Separe os pedaços de funghi e descarte a areia e a poeira que ficara no fundo da peneira.
Corte os tomates em quatro. Descarte as sementes e pique-os em cubos pequenos. Em uma frigideira grande, aqueça bem o azeite e adicione os cogumelos frescos fatiados e o alho. Refogue-os em fogo bem alto até que comecem a parecer úmidos. Adicione então a passata, a água reservado dos funghi e o creme de leite. Pique-os bem. Tempere tudo com sal e pimenta.
Deixe o molho engrossar até a textura desejada. Adicione então o alecrim, os nhoques e o tomate picado. Deixe cozinhar apenas o suficiente para aquecer os nhoques e o tomate. Caso o molho tenha engrossado demais, dilua com um pouco de água ou leite. Corrija o tempero e sirva polvilhado com queijo grana padano ralado na hora.
Nhoque de batata com muçarela de búfala
Ingredientes
Massa
2,5 kg de batata
100g de parmesão ralado
600g de farinha de trigo
Sal a gosto
Molho pomodoro
200g de bacon
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
½ pé de manjericão
3 colheres de sopa de caldo de galinha
3 litros de água
1 lata de tomate pelado de 1kg ou 4 latas de 240g
1,5 kg de tomate fresco
4 folhas de louro
Montagem
4 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de sobremesa rasa de alho picado
8 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa margarina
Sal e pimenta do reino
Muçarela de búfala (cerejas) a gosto
Modo de preparo
Massa
Descasque e cozinhe as batatas, deixando-as bem cozidas. Em seguida, escorra e, ainda quente, amasse no passador de purê. Reserve e deixe esfriar bem.
Coloque o purê já frio na bancada com farinha. Adicione o ovo, o queijo, o sal e misture. Depois, adicione a farinha aos poucos, até se tornar uma massa macia e homogênea. Corte um pedaço pequeno da massa e faça um rolinho. Corte-o em pedaços pequenos e coloque na água fervente. Espere boiar e retire, colocando na água com gelo, onde deve permanecer somente até ficar gelado. Em seguida, coloque em uma vasilha com um fio de óleo.
Molho
Coloque tudo em uma panela grande e deixe cozinhar. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Guarde em vidros e, se preferir, congele uma parte e use conforme sua necessidade.
Montagem
Refogue a cebola e o alho no azeite e na margarina. Acrescente o molho pomodoro, corrigindo o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente o nhoque e, por fim, a muçarela só para amaciar, sem deixar que derreta. Na hora de servir, enfeite com folhas de manjericão e parmesão ralado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário